Cabeçote Polar (Exemplo)
Componentes Sistema Móvel
Conheça Sobre Parabólicas
Monte uma Antena de Motor HH
Conheça Sobre Feeders Ku
Ajuste do Ângulo Polarização
Ajuste do Disco Escalar no Guia
Tabela de Ganhos de Antenas
Propagação do Sinal Circular
Antena Ponto Focal
Antena no Cabeçote AL-EL
Antena no Cabeçote Polar
Tabela de Ajuste OffSet
Placa DVB-S/S2 PCI
Este domínio tem o precípuo objetivo de servir a estudantes, robistas e profissionais instaladores de antenas parabólicas espalhados por todo o território brasileiro e sulamericano, transmitindo-lhes conhecimentos técnicos básicos que os possam capacitar para alinharem suas antenas com os satélites que transmitem sinais na condição free-to-air (FTA). Mesmo os profissionais que atendem a operadoras de serviços DTH têm neste site uma base de informações para fazê-los capazes de instalarem suas antenas profissionalmente. Toda tentativa de busca de alguma recepção que viole direitos de outrem ou não autorizada de canais codificados, os que não são FTA, não tem como base qualquer ensinamento partindo deste site.
DESONERAÇÃO DE RESPONSABILIDADES
(c) 2003-2012 G. Paiva Ass. e Cons. Ltda
Planificação e Manutenção: Loures
Última Atualização: 08.01.2012



 
Reune os satélites com visibilidade a partir do Brasil e América Latina, nos quais existem canais acessíveis que transmitem sinais FTA, de livre acesso.
Disponibiliza mapas de cobertura, footprints, pegada dos satélites, examinando os quais se pode verificar a área beneficiada pelos sinais do satélite correspondente.
Busca informar os endereços das principais operadoras de transmissões por satélite.
Leva o visitante a encontrar assuntos de seu interesse, voltados co "como fazer" ou how-tos.
Conduz o visitante a um elenco de perguntas e respostas que podem, eventualmente, coincidir com as suas e esclarecer dúvidas.
Trata-se de um dicionário de termos técnicos, acrônimos e seus significados, que auxiliam o estudante no entendimento do assunto.
Reune algum material didático que com o objetivo de pincelar algumas infoirmações sobre a tecnologia que envolve a transmissão de TV satélite.

 

Cartas Banda C e Banda Ku
Recepção Ku na Telada
Vetor do Sinal Circular
Lista de Satélites
Mapas de Corbertura (Footprints)
Operadoras de Sinais de Satélites
Como Fazer (How-To)
Perguntas Mais Frequentes (FAQs)
Glossários de TV Satélite
Tecnologias
Google
 
CANAIS ABERTOS Ku

SITE PARCEIRO
MAPA PARCIAL DO SITE
ALGUMAS INORMAÇÕES DE UTILIDADE SOBRE PLACAS PCI DVB-S/2 E USB


1.PLACAS PLUGÁVEIS EM SLOT PCI


As placas PCI DVB-S/S2 são destinadas a serem utilizadas plugadas em um computador de trabalho, possibilitando que o mesmo funcione como um receptor de TV Satélite, desde que se lhes conecte um cabo coxial vindo de uma antena, e a elas são agregadas funcionalidades não sempre encontradas nos receptores digitais (DSR) e possibilitam a gravação do vídeo recebido, tomadas fotográficas dos vídeos (snap-shot), tratamento de vídeo e áudio, enfim, sintonia e captura de canais FTA, como sói ocorrer com os receptores digitais de TV Satélite.

Quando se faz referência a placas PCI DVB-S/S2 busca-se estar especificando dois parâmetros: (PCI) são para serem inseridas em eslotes PCI de uma placa-mãe de um computador e (DVB-/S2) são para processamente de sinais de satélite no padrão de vídeo europeu DVB-S/S2.

Similares placas existem disponíveis no mercado para outros padrões de vídeo, com o americano (ATSC-S) e o japonês (ISDB-S). Haverá instante em que deverão surgir no mercado placas para o padrão brasileiro (ISDBTV-S). No entanto, é mais comum encontrá-las para DVB-S/S2 devido ao fato de que a maioria da operadoras, mesmo americanas, japoneses e até brasileiraS, adotarem nas transmissões de TV digital via satélite o padrão europeu para sistema de vídeo.

Por outro lado, essas placas podem processar áudio nos padrões de compressão MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4 (H.264) e outros, conforme assim tiverem essas características nas suas especificações.

Embora essas placas, quanto à sua plugabilidade, sejam na maioria oferecidas para barramento PCI, o mercado já oferece esses dispositivos para barramento USB e, assim, ficam externamente ao computador. Nesse caso, pode-se também usar o dispositivo plugado a um notebook, por exemplo.

Todos esses dispositivos (PCI e/ou USB) podem suportar controle remoto (ou não), têm necessariamente conector F para receber o cabo coaxial condutor do sinal da antena e, às vezes, têm conector F como saída para monitor de TV. além de servirem a antenas fixas, esses dispositivos podem ser compatíveis com o protocolo USalS e podem acionar motores H-H para antenas de pequeno peso, tornado o sistema multi-satélite.

As características completas dessas placas e/ou desses dispositivos podem ser verificadas no domínios internet dos fabricantes e seus preços variam desde 50.00 USD até valores maiores que USD 250.00 .


2.COMO INICIALIZAR UMA PLACA PCI (OU USB) PARA RECEPÇÃO DE SINAIS DE SATÉLITES

Esses dispositivos para barramento PCI (ou USB) são como qualquer outro cartão adicionável ao computador (placa de rede, placa de som, placas de captura de vídeo) e é um hardware plug and play: uma vez plugados ao computador, logo que o mesmo é inicializado, eles são detectados e requerem um driver específico para seu funcionamento. Os drivers são geralmente para SO Windows. No entanto, muitos desses dispositivos já têm drivers desenvolvidos para SO Open Source Linux.

Depois de plugado os dispositivos, instalados os drivers correspondentes, mesmo já tendo o cabo coaxial neles conectados, eles são simplesmentes dispositivos para processar sinais de satélites, a nível de hardware, mas não a nível de software. Para que possam detectar sinais de satélites, locar canais, processar vídeo, áudio, dados, necessitam de programas denominados players ou viewes, os quais são oferecidos no mercado, alguns freeware e outros shareware, caso em que requer-se pagamento e registro e/ou ativação, após um período experimental, geralmente de 20 a 30 dias.

Os players ou viewers são desenvolvidos especificamente para um desses dispositivos ou genericamente para diversos dispositivos, de base diferente, de fabricantes diferentes, mas nem sempre são completos, requerendo a instalação de filtros, de módulos, de codecs (codificador/decodificador ou compressor/descompressor), os quais destinam-se a fazer com que o sinal de vídeo ou de áudio possa ser visível ou audível na tela do cumputador. além de todos esses arquivos requeridos pelos players e viewers, eles aceitam plugins para funcionalidades específicas.

As placas mais tradicionais, existentes e oferecidas no mercado, são das marcas que se menciona a sequir. A ordem de sua citação é aleatória e não representa nenhum grau de melhor ou menor desempenho diante da outra: Prof Red e Revolution Series, Technisat Sky Star, Typhoon, Azurewave, Twinhan, Haupaugge, KWorld, Avermedia, DIYTrade, Technotrend, PCTV Sat Pro, Geniatech, Video Mate, Chain Tech, DVBWorld e muitas outras. Muitas dessas placas são fornecidas de uma mesma origem, na base de OEM, apenas rotulando-se com marcas diferenciadas.

Essas placas são base para a SDTV (DVB-S) e para HDTV (DVB-S2). Geralmente, as placas DVB-S2 processam também DVB-S. Já o inverso não é verdadeiro: as DVB-S não processam DVB-S2. Igualmente, os viewers e players podem processar DVB-S, a maioria deles, e somente alguns atualmente processão DVB-S2. E raros processam HDTV.

Assim como se disse das placas mais tradicionais, existem desenvolvidos no mercado diversos viewers e players. alguns deles são voltados para uma marca específica, outros são genéricos, mas não compatíveis com todas as marcas. alguns são mais complexos e completos nas suas funcionalidades e outros menos funcionais. É interessate que esses viewers e players sejam mencionados, cabendo ao usuários das placas DVB-S/S2 analisá-los e escolher aqueles que melhor se conadunam com suas necessidades e preferências.

Os players e viewers que desempenham funcionalidades voltadas à recepção de sinais de satélites, não se limitando a, são os que vão mencionados a seguir. Igualmente, a ordem de sua menção nada tem a ver com a sua funcionalidade, desempenho, preferência. Trata-se simplesmente de uma ordem aleatória. Caberá ao usuário visitar o domínio internet do desenvolvedor, baixá-lo, adquiri-lo e registrá-lo como necessário. DVBviewer, altDVB, DVBDream, ProgDVB, My Theatre, TSReader, Nero Home Essentials, FastSatFinder, Manna, SkyNet, SkyGrabber, Transedit (DVBviwer), Blaze HDTV Player, Speed TV Player e outros que oportunamente poderão ser citados.


3.MÓDULO EXTERNO PARA PLUGAR EM ENTRAD
A USB

O módulos USB desempenham as mesmas funções de uma placa plugável em slot PCI, diferenciando-se apenas no fato de serem externos e se plugarem ao computador através de uma entrada USB.


4.DISPOSITIVOS, FILTROS, MÓDULOS, PLUGINS, RELACIONADOS A 1 E 2.


A ser escrito. Aguarde